Conheça algumas das profissões em escassez na Irlanda que são excelentes oportunidades para os intercambistas.
Conquistar um emprego no exterior é sonho de muitas pessoas. Para muitos brasileiros que vão realizar um intercâmbio na Irlanda, os planos sempre giram em torno de estudar e encontrar empregos mais comuns, mais voltados para o serviço com o cliente, como baristas e garçonetes. Mas, você já cogitou um emprego na sua área de atuação? Não? Então você precisa conhecer o que são Critical Skills.
O que são Critical Skills?
A Critical Skills, ou Visto de Trabalho, é uma lista feita pelo próprio governo onde se encontram profissões que estão com carência de profissionais especializados para trabalhar na Ilha Esmeralda. Caso você atue em alguma das profissões listadas, facilita ainda mais o processo de visto de trabalho.
O governo considera essas profissões essenciais para o desenvolvimento econômico do país e, por isso, necessitam de profissionais que tenham ou um diploma de ensino superior ou experiência comprovada na área. Você pode ter os dois e isso possibilita maior taxa de sucesso durante as entrevistas de emprego na Irlanda.
Profissões na lista de Critical Skill
As profissões que mais estão presentes na lista emitida pelo governo se encontram na área de saúde, tecnologia e engenharia. Os profissionais de gestão também não ficam atrás, já que frequentemente aparecem vagas voltadas à Administração e Contabilidade. Se liga em algumas áreas para profissionais qualificados atuarem na Irlanda:
- Engenheiro Civil, Elétrico, Mecânico e Químico;
- Profissionais de TI, programadores, web designers e artistas 2D e 3D;
- Médicos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Fisioterapeutas e demais profissionais de saúde de todos os níveis;
- Professores do Ensino Superior;
- Pesquisadores e Cientistas;
- Arquitetos;
- Auditores, Contadores e Administradores;
A lista é bastante ampla e atende diversas áreas bastante procuradas e concorridas aqui mesmo no Brasil. Para conferir a lista completa, ,clique aqui.
Quais são os requisitos para o Critical Skills?
Existem alguns pré-requisitos para obter a permissão de trabalho através da Critical Skills. É essencial que, tanto o empregador quanto o possível colaborador, se atentem nos detalhes que estão listados abaixo. Confira:
- O contrato de trabalho deve ser de, no mínimo, 2 anos;
- A empresa deve oferecer um salário anual de, no mínimo, 30 mil euros;
- Algumas profissões específicas precisam ter um salário mínimo anual de 60 mil euros;
- A empresa precisa oferecer a vaga de emprego de forma direta, sendo proibido usar intermediários no processo seletivo.
Caso você já tenha um Work Permit e queira trocar por um Critical Skills, basta verificar se sua profissão se encontra na lista de profissões solicitadas pelo governo irlandês. Você pode conferir a lista ,clicando aqui! O processo de envio deve ser consultado através do documento de permissão do governo irlandês e você pode conferi-los através ,deste link!
Quais são os documentos necessários?
Como você já deve ter esperado, para sua permissão de trabalho, serão necessários alguns documentos do candidato à vaga. Sendo eles:
- Foto com fundo em branco mostrando os ombros e o rosto nítidos;
- Cópia do Diploma do Ensino Superior e sua respectiva grade curricular;
- Cópia dos certificados de cursos da sua área de atuação;
- Cópia da página principal do passaporte;
- Cópia dos vistos do seu passaporte para a Irlanda (apenas se você já foi para o país);
- Cópia do visto que você tiver no momento;
- Formulário de Aplicação devidamente preenchido.
É bom ressaltar que, tanto o seu diploma quanto os certificados, devem estar traduzidos para o inglês. Caso contrário, o processo pode ser negado. Para resolver esse problema é bem simples: peça para um tradutor adicionar a palavra “degree” em seu certificado de ensino superior.
Fui aprovado!!! E agora?
Você enviou todos os documentos, passou pela entrevista e FOI APROVADO!!!!! Mas calma lá, hein… Será necessário enviar mais documentos para os responsáveis da empresa em questão. São eles:
- Currículo atualizado;
- Certificado dos cursos feitos na Irlanda, caso você tenha feito um, bem como a grade curricular do mesmo;
- Número PPS: caso você tenha;
- Número IRP: caso você resida na Irlanda;
- Detalhes de autorização do visto anteriores ou empregos no Estado.
Após tudo certinho, você já pode arrumar as malas – ou apenas mudar o seu endereço profissional – e comemorar a nova etapa da sua vida!
Experiência profissional padrão NCI
Existem alguns casos maravilhosos de intercambistas da NCI que obtiveram seu sucesso profissional na Irlanda graças ao Critical Skill. Esse é o caso de Alan Xaves, intercambista de 29 anos que, há quase dois anos atrás, nos contou suas expectativas para conseguir o visto de trabalho na Ilha Esmeralda.
Ele, que é Chef de Cozinha, nos contou a grande oportunidade que viu diante dos seus olhos graças à escassez de profissionais da área em Galway, região escolhida para realizar o intercâmbio.
“No momento em que eu cheguei tudo parecia um pouco distante, eu tinha sim a expectativa de conseguir o visto, mas não sabia muito bem por onde começar. Encontrar um trabalho na Irlanda não foi difícil, os dois lugares que eu trabalhei foram por indicação. Eu comecei a trabalhar em um café no centro. Assim que eu cheguei, minha amiga me indicou para o local.”
Alan contou mais detalhes sobre sua trajetória e experiência na Irlanda para os redatores da NCI. Confira agora o artigo exclusivo sobre essa história incrível ,clicando aqui!
Um detalhe importante, a lista de Critical Skill é constantemente atualizada, como por exemplo a profissão de chefe de cozinha não está mais na lista, o que não quer dizer que possa voltar.
Melhores apps para buscar vagas de emprego:
Acesse também nosso canal do YouTube e confira alguns conteúdos que podem te ajudar:
Trabalho no intercâmbio | Salário na Irlanda | NCI Intercâmbio
Onde Morar | Tipos de acomodação no intercâmbio | NCI Intercâmbio | Parte 1
Onde Morar | Acomodação Permanente | NCI Intercâmbio | Parte 2
Está planejando fazer um intercâmbio e gostaria de uma orientação sobre essa e outras questões? Clique no banner abaixo, preencha o formulário de orçamento e logo entraremos em contato!