Galway retoma os eventos de arte após a reabertura da Irlanda

file-5800638

Photo by: Kirsty Warren

Em Galway, as expectativas para o ano de 2020 eram muito altas. Isso porque a cidade havia sido escolhida para ser a capital da cultura européia neste ano. Infelizmente, como todos sabemos, a pandemia do novo coronavírus afetou o mundo inteiro, e todos os eventos programados para o ano foram adiados. Com pequenas alterações, a cidade voltou a receber atrações culturais em primeiro de setembro e estendeu a data final para março de 2021.

Os eventos serão realizados ao ar livre e em locais fechados. A novidade é que grande parte deles também terão transmissão online, sendo assim, não só os moradores de Galway poderão assistir às performances, mas também o mundo todo. Além disso, a transmissão online serve para diminuir a aglomeração e a disseminação da Covid-19.

Um dos eventos celebra a amizade dos países da União Européia com o Japão. Desde 1992, todas as capitais da cultura européia sempre recebem este evento. Neste ano, o evento vai explorar as similaridades entre os dois países (Irlanda e Japão), ambos com a geografia de ilha, além de trocar colaborações artísticas, cinematográficas, tecnológicas entre outras. O EU-Japan Fest fica espalhado por toda a cidade.

O Hope It Rains vai celebrar uma das coisas que os moradores de Galway, em geral, menos apreciam: a chuva. As sessões, que contam com a participação de vários artistas, propõem reimaginar e resignificar a relação entre as pessoas com o clima. Além da chuva, os artistas prometem celebrar o vento e a escuridão. As apresentações ocorrem de novembro até fevereiro de 2021 – os meses que contam com menos luz solar na Europa. Todas as sessões são de graça e acontecem na cidade de Galway e no interior.

Entre os dias 2 e 3 de Dezembro, o IETM Galway Satellite Meeting 2020 propõe discutir um dos temas mais urgentes da nossa sociedade: a relação entre a arte, os artistas, o ecossistema e o planeta. O evento ocorrerá de forma presencial e também online, porém o local ainda não foi anunciado. Por meio de palestras, grupos de trabalhos e conversas, os organizadores pretendem examinar o tema de forma prática e filosófica.

O And it Moves – Music & Songs from an Open Road promete examinar a mudança da música durante os anos, e o poder das canções em mover as pessoas não só fisicamente, mas com o coração e a alma. Os eventos acontecem de 25 até 28 Março de forma presencial e online.

Aos amantes da dança, o Galway Moves acontecerá de 24 a 27 de fevereiro e propõe uma dinâmica em que artistas e dançarinos não profissionais se juntem para dançar em diversos locais da cidade e do interior. Cada performance será diferente e única, por isso vale a pena conferir.

Um dos eventos favoritos dos moradores de Galway é o The Galway International Busking Festival, localizado no Spanish Arch. O evento acontecerá durante um dia todo em Março (a data ainda não foi divulgada) e trará os famosos buskers (cantores de rua) da cidade e convidados de outros locais. Além da música, a arte terá bastante espaço no dia contando com participações de artistas circenses, dança e performance.

A Doire Press vai reunir em um livro diversos contos e histórias de pessoas que moram, moraram ou sente uma forte conexão com Galway para celebrar o evento. O Galway Stories: 2020 será publicado em março do ano que vem e promete trazer grandes aventuras para os apaixonados pela cidade.

Estes são apenas alguns dos eventos que acontecerão em Galway, tem muito mais coisas rolando. Para quem ficou curioso, toda a programação pode ser acessada no site oficial do evento: ,,https://galway2020.ie/en/all-projects/.

Para os que já estão na Irlanda, é só se programar e curtir o máximo possível. Caso você ainda não esteja na Ilha Esmeralda, é só entrar em contato com a NCI Intercâmbio e começar a programar toda a sua viagem. Quem sabe não dá tempo de pegar uma pedaço do Galway 2020, não é mesmo?

Por: Joyce Silva

file-7552729

Arquivos

Buscar

Categorias

Posts relacionados

banner
×